Tortinha de Siri

Tortinha de Siri

Gosta de casquinha de siri bem quentinha? Então experimenta esta tortinha. O recheio é praticamente o mesmo da casquinha de siri e a massa feita com massa Fillo (massa tipo folhada, ultra fina), fica super crocante.

Pode ser feita em tamanho pequeno para uma entradinha/aperitivo ou no tamanho maior como um prato principal acompanhado de folhas verdes.

Ingredientes

400g de carne de siri desfiada e limpa

1 cebola média picada grosseiramente

1 pimentão vermelho sem sementes picado grosseiramente

2 tomates picados com pele e sem sementes

1 ramo pequeno de coentro (incluindo o talinho)

1 pimenta dedo de moça picada, sem as sementes

½ xícara de azeite extra virgem

2 dentes de alho picados

2 talos de alho poró cortado em Juliene (tirinhas)

3 colheres de sopa rasa de farinha de rosca

1 pacote de Massa Fillo (comprada pronta)

2 colheres de sopa de manteiga derretida e fria

1 gema e 2 colheres de sopa de leite

Como fazer

– Coloque no liquidificador a cebola, pimentão, tomates, pimenta dedo de moça e o coentro. Coloque 1 xícara de água fria e bata até ficar um purê liquido;

– Numa panela coloque 1 colher de sopa de azeite espere aquecer um pouco, acrescente o alho poró, tempere com um pouquinho de sal e refogue por uns 2 minutos. Retire do fogo e usando uma escumadeira retire o alho poró e reserve. Volte a panela ao fogo, acrescente o restante do azeite e o alho picado. Quando começar a dourar junte a carne de siri e refogue bem por uns 2 a 3 minutos. Junte o purê (cebola, tomates, pimentão) misture bem, experimente e acrescente sal a gosto. Abaixe o fogo e deixe ferver por uns 10 minutos. Acrescente a farinha de rosca, mexa vigorosamente e cozinhe por uns 3 minutos em fogo bem baixo. Acrescente por último o alho poró e misture bem. Retire do fogo e deixe esfriar;

– Descongele a massa Fillo conforme instruções da embalagem. Observe também as orientações da embalagem para o manuseio da massa. Trabalhe com uma folha de massa por vez. Pegue uma folha (de um tamanho um pouco maior do que a forma que irá utilizar) e pincele com um pouco de manteiga derretida. Acomode a folha na forma de maneira que sobre um pouco de massa para fora. Pincele outra folha de massa e acomode por cima da primeira folha. Prepare assim quantas formas for utilizar. (Eu utilizei forminhas de fundo removível com 10cm de diâmetro). Distribua o recheio nas formas. Corte com uma tesoura o excesso da massa deixando uma margem acima do recheio. Cubra o recheio com queijo parmesão ralado. Misture uma gema com duas colheres de sopa de leite e pincele esta mistura nas bordas da massa. Leve ao formo pre aquecido a 180ºC por 35 a 40 minutos. Sirva quente.

Deixe uma resposta