Tortinha de Pera com Massa de Amêndoas e Creme Caramelo

Tortinha de Pera e Amendoas

Três texturas, duas temperaturas, doce na medida.

Massa crocante de farinha de amêndoas, creme de caramelo quente e muito cremoso e a pera gelada, cozida em vinho com especiarias.

Prepare tudo um ou dois dias antes e faça a montagem na hora de servir. Yummy!!!

Ingredientes

(4 tortinhas)

Massa da Tortinha

80g de manteiga sem sal

100g de farinha de amêndoas

50g farinha de trigo

50g de farinha de trigo integral

50g de açúcar de confeiteiro

1 colher de chá de extrato de baunilha

Pêra

2 peras tipo Red Williams ou Williams

½ xícara de açúcar refinado

300 ml de água

300 ml de vinho Marsala (ou outro vinho doce para sobremesas)

4 cravos

4 sementes de cardamomo

1 colher de café de ramos de açafrão (ou 1 colher de chá de açafrão em pó)

Creme de Caramelo

1 e ½ xícara de açúcar

½ xícara de água

1 xícara de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

Como fazer

Pera

– Descasque as peras. Em panela colocar a água, vinho, açúcar e os condimentos, acrescentar as peras e levar ao fogo médio até começar a ferver. Abaixar o fogo e cozinhar até que as peras estejam bem macias, virando-as com cuidado de vez em quando. Retire do fogo e deixe esfriar na calda. Melhor preparar um dia antes e manter na geladeira para que absorvam mais o sabor e a coloração da calda.

Tortinha

– Em uma tigela coloque a manteiga em temperatura ambiente (bem amolecida), junte o açúcar de confeiteiro e a baunilha e misture bem com uma colher. Acrescente a farinha de amêndoas e misture. Acrescente as farinhas de trigo e misture bem. Embrulhe a massa em filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 1 hora;

– Após o tempo de refrigeração pré aquecer o forno a 180ºC e preparar 4 formas para tortinhas com fundo removível, untando com manteiga. Abrir a embalagem da massa, dividir em 4 partes e acomodar cada parte distribuindo bem a massa nas formas. Furar a superfície da massa com um garfo e levar ao forno por 20 a 25 minutos ou até que esteja dourada. Retire do forno e deixe esfriar completamente

Creme de Caramelo

– Numa panela pequena de fundo grosso, coloque o açúcar e a água, misture bem. Não faça movimentos fortes para evitar que a calda se espalhe pelas laterais da panela. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até sentir que todo o açúcar esta dissolvido. Pare de mexer, aumento o fogo e cozinhe, sem mexer, até que a calda fique com cor de dourada de caramelo – aproximadamente 8 minutos. Retire do fogo e com muito cuidado adicione o creme de leite mexendo sem parar com um fuet (a mistura irá borbulhar bastante quando acrescentar o creme de leite – cuidado). Acrescente a manteiga, volte ao fogo e mexa até que a manteiga esteja incorporada o creme homogêneo. Retire do fogo e deixe esfriar completamente antes de usar. Melhor preparar um dia antes e deixar na geladeira para que o creme tenha mais consistência.

Montagem

– Retire as tortinhas das formas, aqueça o creme de caramelo e coloque um pouco do creme no fundo de cada tortinha. Escorra as peras da calda, corte ao meio e fatie cada metade em meia lua, sem separar completamente as fatias. Coloque sobre o creme de caramelo. Polvilhe com amêndoas trituradas e sirva a seguir.

Deixe uma resposta