Torta Rústica de Ratatouille

Torta Rustica

Delícia o para o lanche do fim de semana.

Ratatouille – assistiu o filme? É uma animação de 2007. Para amantes da gastronomia é um prato cheio. Não tem como não se encantar com Remy – o ratinho que sonha se tornar um chef de cozinha, em Paris.

O ratatouille é uma receita do século XVII. É um prato rústico, típico da região da Provence que pode ser “traduzido” como um cozido de legumes, ou ragú de legumes, onde a presença da berinjela e tomate são obrigatórias e os demais legumes ficam a critério de quem prepara. Ervas frescas também são sempre usadas. Pode ser servido quente ou frio, como prato principal ou acompanhamento.

Para a receita desta torta eu preparei com uma massa que costumo fazer para outras tortas. Já o recheio eu fiz seguindo a receita da Torta Rústica de Ratatouille da Chef Rita Lobo, apresentada no seu programa Cozinha Prática.

Ingredientes

Massa

1 xícara de farinha de trigo

½ xícara de Maizena

2 ovos inteiros

3 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

1 colher de sopa de fermento

1 colher de café de sal

Recheio de Ratatouille

1 berinjela pequena

1 abobrinha pequena

1 pimentão amarelo pequeno cortado em cubos

1 cebola média picada

4 dentes de alho descascados e cortados ao meio

1 alho poró cortado em rodelas finas

12 tomates cereja tipo grape cortados ao meio

16 azeitonas pretas sem caroço

azeite extra virgem

sal e pimenta do reino a gosto

tomilho, manjericão e alecrim frescos (pode usar os temperos secos, mas o sabor com ervas frescas é especial)

Como fazer

Massa

– Coloque em uma tigela, a farinha, maizena, fermento, queijo ralado, manteiga, os ovos e o sal. Misture bem até desgrudar das mãos (se precisar acrescente um pouco mais de farinha). Não é preciso sovar, somente formar uma bola. Envolva a bola em filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 40 minutos;

– Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com o rolo, numa espessura de 0,5 cm. Com a ajuda do rolo coloque a massa sobre o fundo de uma forma de aro removível (25 cm de diàmetro), untada com manteiga, deixando as bordas da massa “sobrando” para fora da forma. Coloque o recheio já frio sobre a massa e dobre as bordas por cima. Acrescente algumas azeitonas inteiras e alguns tomatinhos e ramos de tomilho fresco. Pincele a massa com uma gema misturada com 1 colher de sopa de leite e leve ao forno pré aquecido a 170ºC por 40 minutos.

Recheio de Ratatouille

– Corte a berinjela em rodelas e deixe de molho em água e sal enquanto prepara os demais legumes;

– Corte a abobrinha em rodelas. Em uma tigela misture todos estes legumes: abobrinha, pimentão em cubos, 8 tomatinhos cortados ao meio, alho poró em fatias finas, cebola picadinha, os dentes de alho sem casca e partidos ao meio, umas 8 azeitonas cortadas ao meio, alguns raminhos de tomilho fresco, folhas de um ramo de alecrim fresco, folhas de manjericão fresco. Tempere com sal e pimenta do reino e regue com 2 colheres de sopa de azeite. Reserve;

– Escorra a berinjela, coloque numa assadeira, regue com 2 a 3 colheres de sopa de azeite e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 15 minutos;

– Retire a assadeira do forno, junte os demais legumes, mexa delicadamente e leve novamente ao forno por 30 minutos. Retire do forno mexa delicadamente e deixe esfriar totalmente antes de usar.

Deixe uma resposta