Torta de Ravioli

Torta Ravioli2

Torta de Ravioli? Pois é isso mesmo. Uma GORDICE deliciosa!

Sabe quando você olha aquele doce ou salgado maravilhoso, de comer com os olhos, e quando você come não corresponde, é mais bonito que gostoso?

Pois esta Torta de Ravioli é uma gordice que vale cada garfada. E é uma ótima opção para os cardápios de fim de ano.

Esta receita eu tenho guardada há muitos anos, e não sei bem porque ainda não tinha feito. Resolvi experimentar e foi uma surpresa muito boa. A massa é bem diferente das que estou acostumada a fazer para as minhas tortas e, fica muito boa. Fica leve, macia e aguenta o peso do recheio.

Ingredientes

Massa

2 xícaras +1/3 de xícara de farinha de trigo

3/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de café de sal

4 gemas

2 colheres de sopa de vinho branco seco

Molho Bechamel (molho branco)

60g de farinha de trigo

60g de manteiga

500 ml de leite

Sal e noz moscada a gosto

Queijo parmesão ralado

Ragu de carne

Aproximadamente 300 a 400g de carne moída

1 xícara de chouriço português (ou linguiça calabresa) em cubinhos

2 dentes de alho espremidos

1 cebola picadinha

3 colheres de sopa de azeite

2 xícaras de polpa ou molho de tomate

1 colher de sopa de extrato de tomate

1 colher de sopa de sálvia seca

1 xícara de folhas de manjericão fresco

salsinha picada, sal e pimenta do reino

Ravioli

600g de ravióli de mussarela de búfala – ravióli fresco (pode ser congelado), mas prefira o fresco ao seco.

 Como fazer

Massa

– Em uma tigela grande coloque a farinha, açúcar e sal. Misture e abra uma cova no centro. Coloque a manteiga, as gemas e o vinho e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Embrulhe em plástico filme e deixe descansar por 1 hora

Ragu

– Em uma panela colocar o azeite e o alho e refogar rapidamente. Juntar a carne moída, misturar bem e mexer sempre em fogo bem alto até começar a dourar. Se estiver ficando “empelotada”, vá soltando com um garfo. Quando estiver soltinha e começando a dourar junte metade da cebola e tempere com um pouquinho de sal e pimenta e refogue por uns minutos.  Reserve

– Em outra panela coloque um fio de azeite e a linguiça e refogue até começar a dourar. Juntar o restante da cebola, refogar até dourar, juntar a carne moída, misturar bem. Acrescentar o extrato de tomate e a polpa de tomate, juntar a sálvia seca. Mistura bem, abaixar o fogo e deixar cozinhar até que o molho fique bem apurado.  Se necessário, acrescentar mais sal e pimenta do reino. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e acrescente as folhas de manjericão.

Molho Bechamel

– Em uma panela colocar a manteiga e deixar derreter. Juntar a farinha, misturar bem e juntar o leite de uma vez, mexendo com um fuet. Continue mexendo e em fogo baixo cozinhe por uns 10 minutos até que esteja bem engrossado. Tempere com sal e noz moscada a gosto.

Ravioli

– Em uma panela grande, cozinhe o ravióli al dente. Escorra e coloque em uma travessa e regue com um fio de azeite.

Montagem

– Divida a massa em duas partes e em uma superfície enfarinhada, abra uma metade da massa. Deixe numa espessura de mais ou menos 0,5 cm. Cubra o fundo e as laterais de uma forma de abrir de 24cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Com um garfo espete toda a massa, mas não deixe furar. Coloque uma camada de ragu, uma camada de ravióli, uma camada de molho bechamel e polvilhe com queijo ralado. Repita as camadas.

– Abra a outra metade da massa e cubra a torta, cortando o excesso de massa e fechando bem. Pincele a superfície com uma gema misturada com um pouquinho de leite. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC, por aproximadamente 1 hora.

– Retire do forno, deixe descansar por uns minutos e desenforme. Sirva quente.

Deixe uma resposta