Torta de Cebola Caramelada e Creme de Castanha de Caju

Tort Cebola Caramelada

Vi esta receita na revista Delicious (uma publicação inglesa maravilhosa) na seção gluten free, e fiquei com vontade de fazer na hora. Fiz algumas pequenas adaptações, como por exemplo, tive que substituir um ingrediente que eu não tinha e não encontrei (rice malt syrup – apenas 1 colher de sopa) – substituí por açúcar mascavo. O resultado foi que a torta acabou em minutos.

Fica linda, tem aroma delicioso e muito sabor! Ótima para o lanche do final de semana

Ingredientes

Massa

150g de farinha de amêndoas

1 xícara de farinha de arroz ou sem glúten

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

½ xícara de alecrim fresco picado

30 ml de azeite extra virgem

½ colher de café de sal

Creme de Castanha de Caju

120 g de castanha de caju crua – sem sal e sem torrar

1 dente de alho

1 colher de sopa de suco de limão

Recheio de Cebolas Carameladas

5 cebolas grandes em fatias finas

60 ml de azeite de extra virgem

1 colher de sopa de açúcar mascavo

1 colher de sopa de vinagre branco

sal e pimenta do reino

Como fazer

Comece preparando o creme de castanha e o recheio de cebolas

Creme de Castanha

– Coloque as castanhas em uma tigela, cubra com água fria e deixe de molho por pelo menos 2 horas;

– Após este tempo coloque no liquidificador, com a água, acrescente o alho, uma pitada de sal e o suco de limão e bata até obter um creme.

Recheio de Cebolas Carameladas

– Em uma frigideira grande coloque o azeite e aqueça um pouco. Acrescente as cebolas, polvilhe com o açúcar mascavo, mexa bem, tempere com sal e pimenta do reino e em fogo bem baixo cozinhe por cerca de 30 minutos mexendo de vez em quando. Acrescente o vinagre e cozinhe mais uns 5 minutos. Deixe esfriar e se tiver algum caldo, escorrer antes de usar na torta

Massa

– Prepare uma assadeira para tortas, com fundo falso, untando levemente com azeite ou óleo vegetal (canola ou milho); Pré aquecer o forno a 180ºC;

– Em uma tigela coloque a farinha de amêndoas, farinha de arroz ou sem glúten, sal, bicarbonato de sódio e o alecrim e misture bem. Em uma tigelinha misture o azeite com 2 colheres de sopa de água e adicione aos ingredientes secos. Misture bem com as mãos até formar uma massa que se possa modelar. Coloque a massa na base da forma e vá esparramando para as laterais, pressionado com os dedos. Leve ao forno por 10 minutos. Retire e deixe esfriar um pouco. Coloque o creme de castanhas, espalhando bem por toda a base e por cima do creme coloque as cebolas. Leve novamente ao forno por aproximadamente 15 minutos. Retire, espere amornar e desenforme.

Deixe uma resposta