Salada Sabores e Texturas

Salada Sabores e Textura

Adoro saladas com vários sabores e texturas – crocante, macio, ácido, adocicado, frio, quente, e principalmente com molhos diferentes. Para esta salada usei um mix de mini folhas (alface frisé, agrião e rúcula baby), lâminas de amêndoas tostadas na manteiga e molho de azeite com erva-doce. Mini tortinha de siri com massa Fillo (Post do dia 26.06), cogumelo assado com creme de queijos, figo fresco com molho quente de mostarda e mel.

Ingredientes

(para 8 pessoas)

Folhas verdes – alface frisé, agrião e rúcula baby

2 colheres de sopa de lâminas de amêndoas sem pele

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de sementes de erva-doce

1 xícara de azeite extra virgem

1 colher de sopa de aceto balsâmico

sal e pimenta do reino a gosto

8 cogumelos Paris grandes (Porto Belo)

2 colheres de sopa de cream cheese

2 colheres de sopa de parmesão ralado

1 colher de sopa de queijo Roquefort amassado

4 figos frescos cortados em quatro

3 colheres de sopa de Mostarda de Dijon

2 colheres de sopa de mel

Como fazer

Molho de Azeite e erva doce

– em uma frigideira pequena, coloque 2 colheres de sopa de azeite e acrescente as sementes de erva doce. Leve ao fogo médio e quando começar a dourar desligue o fogo. Despeje num vidro, acrescente o restante do azeite, o aceto balsâmico, sal e pimenta da reino. Tampe o vidro e dê umas chacoalhadas para misturar e emulsionar;

Molho de Mostarda e Mel

– em uma panela pequena misture a mostarda e o mel e leve ao fogo para aquecer. Começou a ferver, desligue.

Amêndoas

– em uma frigideira pequena coloque uma colher de sopa de manteiga, deixe começar a aquecer e junte a amêndoa. Mexa até começar a ficar dourado. Retire da frigideira para interromper a fritura.

Cogumelo com creme de queijo

– Com um pincel macio limpe bem os cogumelos e coloque em uma assadeira. Tempere com um pouquinho de sal e pimenta do reino;

– Misture o cream cheese, parmesão e roquefort formando uma pastinha. Coloque um pouco desta pasta nas cavidades dos cogumelos. Leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 20 minutos.

Montagem

– No prato em que for servir, disponha as folhas verdes e regue com o molho de azeite e erva doce e por cima distribua as amêndoas. Disponha a tortinha de siri (veja a receita postada no dia 26.06.15). Ao lado disponha o cogumelo ainda quente e ao lado coloque dois pedaços de figo fresco e regue com o molho de mostarda quente.

Deixe uma resposta