Risoto Caprese

Risoto Caprese

Risoto – Prato curinga!

Difícil quem não goste. Como prato único ou acompanhamento para carnes, peixes ou aves, é relativamente fácil de fazer e pode ser rápido se estiver tudo preparado.

Eu já fiz alguns cursos de risoto, aqui no Brasil e também na Itália e em todos a unanimidade é a seguinte: um bom risoto precisa de um bom arroz Arbório ou Carnaroli, um ótimo caldo, manteiga de qualidade e um bom vinho seco – claro que não precisa ser um vinho caro, de boa safra, etc, mas usar vinho ruim compromete o sabor final.

O caldo é uma questão do tempo disponível e também de paladar. Dá para fazer com caldos prontos (aqueles de cubinhos ou pacotinhos) e ter bons resultados, mas um caldo fresco, com temperinhos escolhidos frescos, ahhh faz diferença sim!

Este Risoto Caprese foi inspirado na salada Caprese, que tipicamente leva tomate, mussarela de búfala e molho pesto. É super fácil de fazer e agrada a todos pela simplicidade e sabor.

Ingredientes

(para 3 porções bem servidas)

1 e ½ xícara de arroz Arbório

40 ml de azeite extra virgem

20 g de manteiga sem sal

1 xícara de vinho branco seco

1litro de caldo de legumes

1 cebola pequena picadinha

1 dente de alho pequeno picadinho

mussarela de búfala bolinha – 12 bolinhas

tomate cereja ou sweet grape – 12 tomatinhos cortados ao meio

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

sal e pimenta do reino a gosto

Caldo

Se você estiver num daqueles dias com mais pressa ou sem vontade mesmo, faça o caldo usando para 1 litro de água, dois cubinhos de caldo de legumes.

Mas se estiver com tempo e com vontade de caprichar um pouquinho mais faça este caldo:

1 cenoura média cortada em pedaços grandes

1 talo de salsão em pedaços grandes

1 cebola pequena picada grosseiramente

½ xícara de azeite

1 dente de alho picado

2 folhas de louro

2 a 3 raminhos de tomilho fresco

2 folhas de sálvia

1 litro e meio de água

sal a gosto

Coloque o azeite em uma panela grande e refogue a cebola e o alho. Acrescente todos os ingredientes e a água, deixe ferver por 40 a 45 minutos e coe.

Molho Pesto

O molho pesto genovês tradicional leva manjericão fresco, azeite extra virgem, alho, queijo parmesão Parmigiano Reggiano, queijo Pecorino e pinoli. Este molho pesto é um molho “simplificado” da receita original de um pesto genovês.

1 e ½ xícara de folhas de manjericão

1 xícara de azeite extra virgem

1 dente de alho pequeno

1 colher de sopa de pinoli (opcional, mas é o que dá cremosidade ao molho

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

sal e pimenta do reino a gosto

Bater tudo no liquidificador até obter um molho espesso.

Como fazer o risoto

– Corte os tomatinhos ao meio e polvilhe com um pouquinho de sal e reserve;

– Em uma panela grande, de preferencia de fundo grosso, coloque o azeite e a manteiga e deixe a manteiga derreter. Acrescente a cebola e o alho e refogue até a cebola murchar. Acrescente o arroz, misture bem e acrescente o vinho branco. Não pare de mexer a partir deste ponto;

– Vá acrescentando o caldo aos poucos e mexendo sempre. Acrescente uma concha por vez e continue mexendo até ficar cremoso, mas não deixe secar para acrescentar as outras conchas do caldo;

– Após uns 20 minutos, mais ou menos, experimente o arroz. Se já estiver cozido, mas ainda durinho no meio do grão, ou seja, quase “al dente”, acrescente os tomatinhos partidos e o queijo mussarela (as bolinhas inteiras). Misture bem, apague o fogo e deixe a panela tampada por uns 15 minutos. Destampe a panela, acrescente 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado e misture delicadamente; Sirva a seguir.

– Para servir, coloque no fundo do prato um pouco do molho pesto, coloque o risoto e regue o risoto com um pouco mais do molho. Sirva imediatamente.

2 comments

Deixe uma resposta