Quem Faz

Eu Gascony Porta

Olá sou Eliana Zacarias. Mãe, esposa, sogra, engenheira, escritora, cozinheira, curiosa. Tenho MBA em Gestão do Luxo, Pós-Graduação em Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas. Adoro estudar, conhecer coisas novas e também escrever. Sou autora do livro Projeto de Vida – Você tem?, e um projeto pessoal para um futuro próximo está ligado a este mundo maravilhoso da gastronomia. Moro na cidade de São José dos Campos, SP.

Nos milhares de sites e blogs sobre gastronomia a apresentação de seu criador na expressiva maioria das vezes tem a frase: “Apaixonada (o) por gastronomia” (ou culinária, comida). Me incluo neste time!!

Aprendi a cozinhar com 9 anos de idade, quando fiz meu primeiro bolo. Invadi a cozinha da minha mãe, numa tarde que ela precisou se ausentar. Meu irmão mais velho acendeu o forno para mim; gastei todos os ovos da despensa, e a bronca só não foi feia, porque o Pão-de-Ló, ficou incrivelmente bom!

Os livros de culinária (da minha mãe, das tias, vizinhas) eram meus preferidos. As revistas, que na época não eram muitas, despertavam minha curiosidade e não raro me encantava com as fotos: as comidas, louças, talheres, guardanapos, toalhas, arranjos. Na adolescência comecei minha primeira coleção, da revista Claudia Cozinha. Lia tudo o que podia, procurava por novidades, adorava conhecer e testar ingredientes novos, especialmente temperos e especiarias, da Baunilha ao Chilli!

E sigo experimentando, criando, recriando, copiando, aprendendo. E agora compartilhando tudo isso.

A gastronomia é uma paixão e é na cozinha que renovo minhas energias e exercito a criatividade. Cozinhar é uma função relaxante, é minha terapia e a minha relação com a cozinha é de cozinheira. Não tenho pretensão de ser chef, mas para aprimorar meu aprendizado da vida prática e auto didata, nos últimos anos tenho me dedicado a fazer cursos profissionais, entre eles:

– Curso de Macarrons – Lenotre – Paris (em 2008)

– Curso Profissionalizante de Macarrons por: Chef Flavio Federico – São Paulo (em 2008)

– Toscana Saporita School – Tuscany Culinary – Lucca (2012)

– Blue Elephant – Thailand Culinary – Bangkok (2013)

– Gasony Culinary School – French Culinary – Gramond (2014)

E para esta “brincadeira” ficar ainda mais divertida, quando possível participo de concursos, como os da Torteria Haguanaboka, de São José dos Campos, no qual fui vencedora nas duas últimas edições.

Na edição de 2007 fui vencedora com a Torta de Carne Seca com abóbora. Em 2010 com a Torta de Damascos e Amêndoas.

Em 2012 fiz um curso de fotografia. Queria fazer as fotos dos meus pratos tão lindas como com as quais sempre me encantei. Descobri que não levo o menor jeito! Acho que meu talento é mesmo com as panelas e assadeiras, ainda assim vou arriscar, postando minhas próprias fotos.