Peixe com alho poró e batatas rusticas

Peixe Alho Poro e Batata

É a primeira vez que preparo este peixe e gostei bastante do resultado. O Mackerel (ou Cavala) é um peixe de carne tenra e de sabor suave, muito rico em Omega3. Mas se você não encontrar este peixe pode substituir por Saint Peter e até mesmo filet de pescada. As batatas rústicas ficam incríveis. Acompanham bem qualquer outro prato, um belo hambúrguer e até mesmo pra comer só elas.

Ingredientes

(para 2 porções)

Para o peixe

2 postas de Mackrel ou Cavala (ou dois files de Saint Peter ou Pescada)

1 talo de alho poró

½ cebola picada

3 colheres de sopa de azeite extra virgem

½ limão

sal e pimenta do reino a gosto

coentro fresco picado ou salsinha

Para a Batata

4 batatas médias

2 dentes de alho espremido

½ xícara de azeite

2 colheres de sopa de folhas de alecrim fresco

sal – melhor sal grosso moído na hora

Como fazer

Peixe

– Corte o talo do alho poró em 3 partes de mais ou menos 6 cm e corte cada parte em Julienne (tirinhas finas no sentido do comprimento);

– Tempere as postas de peixe com sal, pimenta do reino e limão;

– Em uma frigideira coloque 3 colheres de sopa de azeite extra virgem, junte a cebola picadinha e refogue até murchar. Junte o alho poró e refogue até que esteja macio, mas ainda firme. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve;

– Em uma frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e grelhe de ambos os lados as postas do peixe até que esteja cozido. Retire da frigideira, coloque no prato que for servir distribua sobre cada posta o refogado de alho poró. Polvilhe com coentro fresco picado ou salsinha e sirva com as batatas.

Batatas

– Pre aquecer o forno a 180ºC;

– Lave as batatas e corte com a casca em 8 gomos (ou meias luas);

– Coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Quando a água começar a ferver marque exatamente 6 minutos. Após este tempo escorra e coloque em uma tigela. Ainda quente, tempere com o azeite, alho espremido na hora, folhas de alecrim e sal a gosto. Misture com as mãos. Coloque em uma assadeira antiaderente e leve ao forno até que fiquem douradas e crocantes. Sirva quente.

Deixe uma resposta