Paris Brest

Paris Brest

Paris-Brest é um clássico da confeitaria francesa, cujo nome tem como origem uma corrida de bicicleta, num percurso de 1200 km, indo de Paris a Brest e retornando a Paris (conhecida como PBP). Esta corrida teve sua primeira edição em 1891 e ainda hoje acontece a cada 4 anos. Neste ano de 2015 a edição aconteceu entre os dias 16 e 20 de agosto. É o evento de ciclismo mais antigo da história.

No ano de sua primeira edição, um chef confeiteiro de uma localidade no percurso da corrida, resolveu homenagear os ciclistas criando uma sobremesa que chamou de Paris Brest – uma massa choux polvilhada com amêndoas, em formato redondo como as rodas das bicicletas e, recheada com creme de confeiteiro.

A sobremesa permanece sucesso até hoje sendo facilmente encontrada nos cafés e boulangeries francesas.

Ingredientes

Massa Choux (Pâte à Choux) – Massa tipo Carolina – Bomba

125ml água

125ml de leite

110g de manteiga em temperatura ambiente

1 colher de chá) de sal

1 colher de chá) de açúcar

150g de farinha de trigo

4 ovos ligeiramente batidos

Creme de Confeiteiro

500 ml de leite

½ xícara de açúcar

3 gemas

½ xícara de Maisena

1 fava de baunilha

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de chantili

Como fazer

Massa Choux

– Prepare uma assadeira grande colocando sobre ela uma folha de papel manteiga. Pré aqueça o forno a 200ºC

– Em uma panela coloque a água, o leite, a manteiga, sal e açúcar e leve ao fogo até ferver. Retire a panela do fogo, adicione a farinha de trigo toda de uma vez e mexa até ficar homogêneo e formar uma bola. Transfira a massa para uma batedeira e bata até esfriar um pouco. Com a batedeira ligada, adicione os ovos aos poucos até obter uma massa homogênea.

– Coloque a massa em um saco de confeiteiro com o bico pitanga frisado ou bico liso, forme um circulo com mais ou menos 20cm de diâmetro e 2cm de largura. Faça outro círculo por dentro do primeiro círculo e faça um terceiro círculo sobre estes dois primeiros. Polvilhe a massa com lâminas de amêndoas. Leve para assar por 15 minutos. Após esse tempo, diminua a temperatura para 180°C e asse por 40-45 minutos, até que a massa esteja bem dourada e crocante.. Não abra o forno enquanto estiver assando. Depois de assada, desligue o forno, abra um pouquinho a porta e deixe a massa lá dentro por uns 30 minutos. Após este tempo retire a massa do forno e deixe esfriar completamente.

Creme

– Em uma panela coloque o leite. Abra a fava de baunilha ao meio, retire as sementes e acrescente ao leite. Leve para ferver

– Em uma tigela coloque as gemas com o açúcar e com um fuet bata até ficar ligeiramente espesso. Acrescente a Maisena e bata um pouco mais. Despeje um pouquinho do leite quente na mistura de ovos e misture. Despeje mais um pouco e misture, Vá despejando e misturando lentamente até misturar tudo. Coloque tudo de volta na panela e leve ao fogo novamente, mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e acrescente a manteiga e bata bem com o fuet. Depois de frio, adicione o chantilli e misture bem.

Montagem

– Corte a massa ao meio, recheie com o creme. Se desejar cubra com frutas, como morangos, framboesa – Eu usei ameixas vermelhas pequenas.

– Cubra com a outra metade da massa e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Deixe uma resposta