Nhoque da Sorte

Nhoque da Sorte

A lenda, muito antiga, diz que no dia 29 de dezembro São Pantaleão perambulava por uma aldeia da Itália, vestido de mendigo e, ao sentir muita fome bateu à porta de uma casa pedindo por comida. O casal o acolheu e o convidou para a mesa e como eram muito pobres só havia nhoque, que foi dividido entre todos, dando a cada um sete nhoques.

Após comer e muito agradecer, São Pantaleão foi-se embora. Ao recolher a louça, o casal teve uma grande surpresa, pois haviam moedas de ouro embaixo dos pratos. Desde então acredita-se que comer nhoque no dia 29 traz sorte e fortuna.

A simpatia ou superstição propagada diz que para se ter sorte ou fortuna deve-se comer o nhoque no dia 29 colocando embaixo do prato alguma nota ou moeda e deve-se comer em pé sete nhoques fazendo um pedido a cada um e para que o pedido se concretize deve-se guardar a nota ou moeda até o próximo dia 29.

Existem inúmeras receitas de nhoque, mas segue a receita que costumo fazer

Ingredientes

1,5 kg de batata

25g de manteiga

100g de queijo parmesão ralado

250g de farinha de trigo peneirada

3 colheres de chá de fermento

3 gemas

sal e pimenta do reino a gosto

2,5 litros de água fervente

Como Fazer

– Descasque e cozinhe a batata em bastante água até que esteja bem macia. Escorra e ainda quente passe pelo espremedor.Coloque numa tigela, junte a manteiga e mexa bem. Acrescente a farinha, as gemas, queijo, sal e pimenta e misture bem com as mãos. Coloque numa superfície enfarinhada e modele em rolos de 1 cm. Corte os rolos em nhoques do tamanho desejado (mais ou menos 2,5 cm) e reserve mantendo-os espaçados para que não grudem;

– Coloque 2,5 litros de água em uma panela grande e deixe ferver. Quando a água estiver fervendo coloque alguns nhoques na água e deixe até que subam à superfície. Retire com escumadeira, colocando numa travessa onde for servir;

– Após cozinhar todos sirva cobrindo-os com molho, que pode ser um molho de tomate simples ou molho à bolonhesa ou ainda molho branco.

Deixe uma resposta