Homus com cebola crocante

 

Homus e cebola crocante

Quando o assunto é comida árabe, Homus é presença garantida. Apesar de haver muita discussão sobre a origem do homus, pois egípcios, libaneses, sírios, judeus, palestinos, “disputam” a quem é atribuída a invenção do prato, numa coisa todos concordam: o importante é que seja feito de grão-de-bico amassado, combinado com pasta de gergelim.

Quanto a consistência, alguns gostam do homus liso e aerado, outros gostam mais rústico. Há quem goste do homus morno e outros em temperatura ambiente. Quanto aos temperos também é uma questão de gosto pessoal: com pimenta, azeite, ervas, ou sem tempero algum.

O fato é: que para quem gosta, homus é mesmo uma delícia!

Ingredientes

Homus

250g de grão-de-bico seco

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

200g de Tahine (pasta de gergelim)

2 colheres de sopa de caldo de limão

2 dentes de alho amassados

100 ml de água gelada

sal

folhas de hortelã picada

pinoles (opcional)

azeite extra virgem

Cebola crocante

4 cebolas médias em fatias finas

3 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

óleo vegetal (canola, milho)

Como fazer

Homus

Precisa ficar de molho de um dia para outro

– Lave o grão-de-bico e coloque numa tigela grande. Cubra com bastante água fria e deixe de molho durante a noite;

– Escorra o grão-de-bico coloque em uma panela grande, cubra com água, acrescente o bicarbonato de sódio e leve ao fogo médio. Com uma escumadeira, vá retirando a espuma que se formar na superfície. Cozinhe por 30 a 40 minutos até que esteja bem macio. Escorra, deixe amornar um pouco e retire a pele. Coloque num liquidificador, acrescente o Tahine e bata um pouco. Acrescente o alho, caldo do limão, o sal e com o liquidificador ligado vá acrescentando a água gelada lentamente até obter uma consistência cremosa (pode ser que não seja necessária toda a água);

– Transfira para uma tigela ou travessa onde será servido, cubra com a cebola crocante, polvilhe com folhas de hortelã picadas, alguns pinoles (opcional) e regue com um fio de azeite extra virgem

Cebola Crocante

– Coloque as cebolas fatiadas em um pirex grande, polvilhe com a farinha de trigo e o sal e misture bem com as mãos;

– Aqueça o óleo em uma panela alta e quando estiver bem quente coloque a cebola em pequenas porções e com cuidado. Frite por 7 a 10 minutos, mexendo de vez em quando, até que a cebola esteja bem dourada. Retire com a escumadeira e deixe escorrer sobre papel toalha para retirar o excesso do óleo.

Deixe uma resposta