Gingerbread – Biscoito de Gengibre

Gingerbread

Presença garantida nas festas de Natal nos USA e Inglaterra, os Biscoitos de Gengibre – Gingerbread, são tradicionalmente feitos em formato de boneco e as bordas decoradas com glacê. Lembram  dos fofos personagens do filme Shrek?

A cor do biscoito varia conforme as especiarias e o açúcar utilizado. Nesta receita que preparei usei açúcar mascavo e melado de cana, então o biscoito ficou marrom escuro. E como não achei o cortador em formato de boneco, fiz usando um cortador em formato de árvore e de sino.

Vale a pena experimentar!!

Ingredientes

250g de manteiga sem sal gelada e em cubos

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

560g de farinha de trigo

210g de açúcar mascavo

3 colheres de sopa de melado de cana

3 colheres de sopa de mel (ou xarope de glucose, tipo Karo)

2 colheres de sopa de gengibre em pó

2 colheres de sopa de canela em pó

1 colher de chá de cravo em pó

3 colheres de sopa de água

Como fazer

– Pre aquecer o forno a 200ºC. Preparar assadeiras forrando-as com papel antiaderente para cozinha, ou papel manteiga

– Em uma panela (preferencialmente de fundo grosso), coloque o açúcar mascavo, mel, melado de cana, água, gengibre, canela e cravo. Usando uma colher de pau misture bem e leve ao fogo até ferver, mexendo sempre. Depois de ferver retire a panela do fogo, acrescente a manteiga e mexa delicadamente até que a manteiga se dissolva e a mistura fique homogênea. Adicione o bicarbonato de sódio e misture rápida e vigorosamente

– Despeje a mistura na vasilha da batedeira e deixe amornar. Depois de morna, peneire toda a farinha sobre a massa e comece a bater em velocidade baixa, preferencialmente usando um batedor tipo raquete (mas o batedor normal também funciona). Bata até formar uma massa úmida. Retire a massa da batedeira, embrulhe em papel filme e deixe descansar na geladeira por umas 2 a 3 horas.

– Após o descanso, disponha a massa numa superfície enfarinhada e abra com o rolo, sem fazer muita pressão. Abra numa espessura de mais ou menos 0,5 cm.

– Use cortadores para biscoitos e corte no formato desejado. Coloque os biscoitos sobre o papel manteiga na assadeira. Deixe descansar por uns 30 minutos e leve para assar por 8 a 12 minutos, dependendo do tamanho dos biscoitos. Para saber se estão prontos, verifique se estão firmes ao toque, mas não ressecados.

– Retire da assadeira, deixe esfriar de preferência sobre uma grelha. Depois de frios, se preferir decorar com glacê e depois de seco o glacê, armazenar em potes fechados.

Rende aproximadamente uns 30 a 35 biscoitos de tamanho médio.

Glacê para decorar

½ xícara de açúcar de confeiteiro

2 a 3 colheres de sopa de água

misture o açúcar com a água até obter uma textura cremosa, que seja possível colocar num saco de confeiteiro.

 

 

Deixe uma resposta