Focaccia Integral

Focaccia Integral

Tem coisa mais gostosa que cheirinho de pão fresquinho invadindo a casa? Agora imagina um pão aromatizado com alecrim fresco com casca ligeiramente crocante, bem macio por dentro e ainda saudável – Focaccia Integral – delícia!!

Ingredientes

1 e ½ xícara de água morna

15g (1 tablete) de fermento biológico fresco

1 colher de sopa de mel

5 colheres (sopa) de azeite

2 xícaras + ¼ de xícara de farinha de trigo

1 xícara + ¼ de xícara de farinha de trigo integral

1 colher de sopa rasa de sal

1 ramo de alecrim fresco

2 colheres de sopa de sal grosso

Como fazer

– Prepare o fermento (pré fermentação): em uma tigela pequena coloque o fermento, esfarelando o tablete com as mãos. Acrescente o mel e 2 colheres de sopa do azeite e mexa bem para dissolver o fermento. Junte a água morna (temperatura ideal 38ºC) e1 xícara de farinha de trigo e misture bem, obtendo uma massa lisa. Cubra a tigela com um prato ou filme plástico e deixe descansar por 30 minutos;

– Em uma tigela grande junte o restante da farinha de trigo (1 xícara + ¼) com a farinha de trigo integral e o sal, misture bem e adicione nesta mistura a mistura do fermento. Misture bem com as mãos (fica uma massa grudenta). Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e vá sovando a massa e juntando mais farinha aos poucos, até começar a desgrudar das mãos. Unte a tigela grande com azeite, coloque a massa, cubra e deixe crescer por 1 hora em temperatura ambiente.

– Enquanto a massa cresce, pré aqueça o forno a 180ºC. Prepare uma assadeira antiaderente, untando com azeite. Com muito cuidado transfira a massa já crescida para a assadeira. Unte os dedos com azeite e delicadamente vá pressionando com os dedos fazendo pequenos furos e espalhando a massa dando o formato ovalado. Não encoste nas bordas da assadeira e nem pressione demais a massa. Passe um pouco de azeite nos ramos de alecrim e distribua os ramos nos furinhos da massa. Regue com o azeite restante, polvilhe com o sal grosso e leve ao forno por aproximadamente 30 a 35 minutos. As bordas devem ficar bem douradas.

Deixe uma resposta