Dia Mundial do Macaron!

Dia 20 de Março – Dia Mundial do Macaron!!!

Doce típico da confeitaria francesa, o Macaron é de origem italiana. A sua chegada à França se deu em 1533, levado pelos chefs de confeitaria de Catherine de Médice, esposa do rei Henri II, mas foi somente no século XX que a receita se aperfeiçoou e ganhou as vitrines das lojas, principalmente de Paris.

É um doce feito de merengue de amêndoas, crocante por fora, macio e úmido por dentro.

Esta data, 20 de Março, foi definida com fins beneficentes pelo Chef considerado o “Picasso da Confeitaria” – Pierre Hermé, em parceira com a Association Relais Desserts, e a cada ano uma entidade é beneficiada. Inspirados na idéia de Pierre Hermé, chefs confeiteiros em diversas cidades do mundo vêm aderindo a idéia e a data.

O Macaron é com certeza meu doce predileto. Nem sei se gosto mais de comê-lo ou de fazê-lo. Alias é um docinho muito sentimental, leva um certo tempo dominar a técnica de fazê-lo bem feito. Para ser perfeito, o Macaron deve ser bem crocante e brilhante for fora e muito macio por dentro e, para ser original tem que ser feito com farinha de amêndoas (já tem muita “invencionisse” por aí). Quanto ao recheio, aí sim dá para usar a criatividade à vontade, mas as ganaches são os recheios mais tradicionais.

Existe uma infinidade de receitas em livros, revistas e na Internet, mas só a receita não ajuda. É preciso entender o processo que ocorre naSe v preparação do macaron e para isto um bom curso é importante. Também é preciso ter os ingredientes adequados e de muito boa qualidade (farinha de amêndoas, açúcar de confeiteiro, corantes) e certamente os equipamentos e utensílios adequados (tapetes de silicone, boa batedeira, assadeiras e o mais importante: o forno, que deve ter um rigoroso ajuste e controle de temperatura).

Estes lindinhos da foto, foram de uma fornada de ontem, para comemorar a data!!

Deixe uma resposta