Cuscuz de Quinoa e Sobrecoxa Assada

Cuscuz Quinoa e Sobrecoxa

Que tal uma refeição completa, fácil de fazer, light, colorida e deliciosa?

A Quinoa é um cereal rico em proteína, livre de glúten e ainda muito versátil para o preparo de várias receitas, substituindo alimentos mais calóricos, como o arroz por exemplo.

Esta receita pode ser preparada em uma assadeira de louça com tampa que possa ir ao forno, ou então usando papel alumínio fazendo uma grande envelope. O frango que será assado “abafado” na assadeira fechada, ou pelo envelope de papel alumínio, irá absorver todo o sabor dos temperos, especialmente dos dentes de alho inteiros, que por serem também cozidos ficam muito suaves.

Ingredientes

Cuscuz de Quinoa

1 e ½ xícara de quinoa cozida (quinoa cozida em água e sal somente)

1 cebola pequena bem picada

1 cenoura cortada em cubos bem pequenos

1 colher de chá de azeite

sal e pimenta do reino a gosto

½ xícara de amêndoas em lascas – opcional

Sobrecoxa Assada

4 sobrecoxas de frango sem pele

2 talos de alho poró cortado em fatias finas

1 cebola pequena picada

1 pimenta dedo de moça picadinha

10 dentes de alho inteiros

1 colher de sopa de azeite

ramos de tomilho fresco

sal a gosto

Como Fazer

Cuscuz de Quinoa

– Em uma panela pequena coloque o azeite e acrescente a cebola picada. Refogue um pouco, acrescente a cenoura, tempere com sal e pimenta do reino, misture bem e deixe cozinhar até que a cenoura fique macia, mas ainda crocante. Desligue o fogo, acrescente a quinoa cozida e misture bem. Reserve

Sobrecoxa assada

– Lave e seque as sobrecoxas, tempere com sal. Em uma frigideira antiaderente coloque 1 colher de sopa de azeite e coloque as sobrecoxas. Doure de ambos os lados e retire da frigideira. Abaixe o fogo e coloque na frigideira a cebola picada, o alho poró, a pimenta dedo de moça e os dentes de alho inteiros com casca. Tempere com sal, acrescente alguns ramos de tomilho fresco e refogue por uns 3 minutos;

– Forre uma assadeira com papel alumínio deixando sobrar bastante papel para fora (para fazer um bom fechamento). Distribua as sobrecoxas e cubra cada uma com um pouco da mistura de alho poró. Dobre o papel alumínio, fechando bem como um grande envelope. Leve ao forno a 200ºC por aproximadamente 50 minutos.

– Se for utilizar uma assadeira de louça, o processo é o mesmo: distribua as sobrecoxas, cubra cada uma com a mistura de alho poró, tampe a assadeira e leve ao forno a 200ºC por aproximadamente 50 minutos.

– Para servir, coloque uma porção de sobrecoxa assada no prato em que for servir e ao lado coloque uma porção do cuscuz de quinoa em um aro e modele a porção, ou use uma xícara ou pote redondo para modelar. Cubra o cuscuz com lascas de amêndoas ligeiramente tostadas. Decore com ramo de tomilho fresco.

Deixe uma resposta