Cupcake Ninho de Páscoa

Uma opção aos ovos de Páscoa, sem abrir mão do chocolate.

Este cupcake tem a massa de chocolate, recheio de creme de framboesa, cobertura de ganache de chocolate meio amargo e anéis de chocolate ao leite formando o ninho. Muito fofo, além de delicioso!

Para o preparo deste cupcake eu utilizei cacau em pó, chocolate meio amargo, chocolate branco e chocolate ao leite, todos da Callebaut. Aliás estes cupcakes foram inspirados (o formato) numa receita do site da Callebaut.

Ingredientes

Cupcake

1 e ½ xícara de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

½ xícara de manteiga em temperatura ambiente

½ xícara de cacau em pó

3 ovos

½ xícara de leite

1 colher de chá de fermento

1 pitada de sal

1 colher de sopa de essência de baunilha

Creme de Framboesa

125g de chocolate branco

80g de framboesas congeladas

10g de xarope de glucose

10g de manteiga em temperatura ambiente

Ganache de Chocolate Meio Amargo

250g de creme de leite fresco

250g de chocolate meio amargo

Ninho de Chocolate ao Leite

250g de chocolate ao leite

ovinhos ou bombons de chocolate branco pequenos

Como fazer

Cupcake

– Prepare as forminhas de cupcake – coloque as forminhas de papel na forma para cupcake. Pré aquecer o forno a 180ºC;

– Numa tigela misturar a farinha de trigo, cacau, fermento e sal;

– Na batedeira bater a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um de cada vez e misture bem. Adicione a baunilha e misture; Acrescente alternadamente a mistura de farinha e o leite. Bata até ficar homogêneo;

– Coloque a massa nas forminhas, preenchendo até ¾ (mais ou menos um pouco mais da metade). Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

Creme de Framboesa

– Em uma panela ferver as framboesas com a glucose; Coloque o chocolate numa tigela e despeje sobre ele a framboesa quente. Misture bem até que o chocolate esteja derretido. Acrescente a manteiga, misture bem e leve para gelar por pelo menos 2 horas.

Ganache de Chocolate meio amargo

– Colocar o chocolate em uma tigela, aquecer o creme de leite e despejar sobre o chocolate. Misturar bem até que o chocolate esteja derretido. Levar para gelar por pelo menos 2 horas.

Anéis de chocolate – ninho

– Em duas folhas de papel manteiga de 30cm x 20 cm (mais ou menos), usando uma caneta, faça vários círculos com diâmetro um pouco menor que os cupcakes. Vire o papel para baixo.

– Derreta o chocolate ao leite em banho Maria, coloque num saco de confeitar, faça um furinho na ponta do saco e contorne os círculos que desenhou no papel manteiga. Leve para gelar até ficar bem firme.

Montagem

– Usando um extrator de semente de frutas ou um aro bem pequeno, faça cavidades nos bolinhos, tomando o cuidado de não ir até o fundo;

– Coloque o creme de framboesa num saco de confeitar e preencha as cavidades dos bolinhos tomando cuidado para não ultrapassar a borda;

– Coloque a ganache de chocolate meio amargo num saco de confeiteiro e usando um bico pitanga contorne a borda dos cupcakes. Leve para gelar por uns 15 minutos;

– Retire os círculos de chocolate do papel manteiga e sobreponha 3 a 4 círculos, formando um ninho. Coloque sobre a ganache e coloque um ovinho ou bombom pequeno no centro.

Deixe uma resposta