Crumble de Maçã – Diet e Light

IMG_5734

Friozinho, vontade de um docinho quentinho…

Melhor sem sabotar a dieta!!!

O Crumble é um clássico da culinária Britânica.

Os Crumbles surgiram na Grã-Bretanha durante a segunda guerra mundial devido a escassez de alimentos, especialmente os ingredientes utilizados nas tortas de frutas tradicionais tão apreciadas no Reino Unido. O Crumble tradicional é feito com frutas picadas cobertas por uma mistura de farinha, açúcar, aveia em flocos e muita manteiga, que é o que dá cremosidade e crocância ao mesmo tempo. As frutas abafadas por esta cobertura cozinham e o aroma que invade a cozinha é uma delícia!!

Normalmente o crumble é servido quente acompanhado de sorvete ou creme gelado. É uma sobremesa muito popular no Reino Unido por sua simplicidade e praticidade, além de ser uma delícia.

Esta receita que preparei não leva manteiga nem açúcar, portanto a cobertura não fica tão crocante, mas o sabor fica muito, muito bom.

Ingredientes

(2 porções)

1 maçã fuji grande (ou outra maçã vermelha)

1 laranja pera

½ xícara de aveia em flocos

2 colheres de sopa de farinha de trigo integral

1 colher de sopa de iogurte natural desnatado

1 colher de sopa de adoçante culinário (próprio para ir ao forno)

1 colher de café de canela em pó

Como fazer

– Corte a maçã ao meio, retire as sementes e corte em cubinhos pequenos com a casca. Distribua a maçã entre dois ramequins (ou potinhos que possam ir ao forno);

– Esprema a laranja e regue as maçãs com o caldo. Polvilhe com ½ colher de adoçante, distribuída entre os dois ramequins;

– Em uma tigela pequena coloque a aveia, a farinha de trigo integral, ½ colher de adoçante, o iogurte e a canela em pó. Misture com a ponta dos dedos delicadamente fazendo uma farofinha. Distribua esta farofinha sobre as maçãs sem apertar muito. Coloque os ramequins sobre uma assadeira e leve ao forno pré aquecido a 170ºC por 30 minutos.

4 comments

Deixe uma resposta