Croque Monsieur

 

Croque Monsieur

Croque Monsieur – Um clássico dos sanduíches

Quando o assunto é sanduíche, quase todos os países (senão todos), tem o seu representante – aquele “clássico” que todo mundo adora. Alguns são tão antigos, que mesmo releituras e uma certa dose de modernidade, ainda os mantêm populares e desejados.

Hoje o clássico em destaque é o francês – Croque Monsieur. Para ser mesmo um clássico, o Croque Monsieur deve ser feito com pão de forma ou brioche, queijo Emmental ou Gruyère, molho bechamel e presunto.

Segundo a publicação Larousse Gastronomique, a primeira aparição do sanduíche aconteceu no café Le Trou dans le Mur, em 1910. Hoje por toda Paris e outras cidades da França encontra-se facilmente o sanduíche, vendido em carrinhos de lanche nas ruas, nas cafeterias, nos cafés da manhã nos hotéis, etc.

A receita a seguir é a típica receita tradicional. Na receita que preparei para o lanche desta tarde de feriado, e que esta na foto, como eu não tinha queijo Gruyère nem Emmental, usei o que eu tinha disponível em casa: queijo meia cura, misturado com queijo Feta (queijo de leite de cabra). Também substituí o presunto por peito de peru. E quer saber: ficou bem bom mesmo!!!

Ingredientes

(4 sanduíches)

Sanduíche

8 fatias de pão de forma (ou brioche quadrado)

500ml de molho bechamel

200g de queijo Emmental ou Gruyère ralado

8 fatias de presunto cozido

Molho Bechamel

500 ml de leite

40g de manteiga

40g de farinha de trigo

Sal e noz-moscada a gosto

Como Fazer

Comece fazendo o molho bechamel

– Numa panela pequena coloque a manteiga e deixe derreter. Adicione de uma vez a farinha de trigo e misture bem sem deixar ficar dourada. Adicione o leite, misturando rapidamente, abaixe o fogo e sem parar de mexer cozinhe até ficar um creme espesso – mais ou menos uns 15 minutos. Adicione o sal e a noz-moscada, misture bem e retire do fogo;

– Numa frigideira, toste as fatias de pão, somente de um lado;

– Numa assadeira disponha quatro fatias de pão de forma, com a parte tostada para baixo. Cubra cada fatia com um pouco do molho bechamel. Coloque por cima um pouco do queijo ralado e por cima uma fatia de presunto. Cubra com a outra fatia de pão. Cubra cada sanduíche com uma colherada generosa de molho bechamel e polvilhe queijo ralado;

– Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos ou até que fique bem dourado.

Deixe uma resposta