Creme Zabaione

/IMG_7502

Creme Zabaione (Zabaglione), uma sobremesa perfeita para o dia dos namorados!

Trata-se de uma das mais tradicionais sobremesas da culinária italiana, um creme muito saboroso, fácil e rápido de fazer usando-se apenas três ingredientes: gemas de ovos, açúcar e vinho (normalmente vinho Marsala) e é reconhecido como um alimento que dá energia, um excelente revigorante, como a nossa gemada. Pra fazer rapidinho e aquecer a noite!!

O Creme de Zabaione tradicionalmente é doce e servido quente, muitas vezes acompanhado de biscoito champanhe, mas também é apreciado frio, acompanhado de frutas. Há ainda a versão salgada para acompanhar peixes e frutos do mar.

Existem diversas versões pelo mundo: na França conhecido como Sabayon. Popular também na Argentina, Uruguai e Venezuela com o nome de Sambayón e na Colômbia como Sabajón.

Apesar da simplicidade é uma sobremesa elegante, leve e incrivelmente gostosa!

Ingredientes

(para 2 porções)

4 gemas

4 colheres de sopa de açúcar

¼ de xícara de vinho Marsala (ou Porto)

Estes são os ingredientes da receita tradicional italiana, mas o vinho pode ser substituído por vinho branco seco ou champanhe.Use a criatividade.

Como fazer

– Passe as gemas por uma peneira. Coloque em uma tigela, acrescente o açúcar e leve ao banho Maria, batendo com batedeira ou batedor manual, até engrossar e ficar esbranquiçado. Acrescente o vinho e bata um pouco mais até ficar bem espesso;

– Sirva em taças, acompanhado de frutas (morangos) ou bolachas tipo champanhe.

2 comments

Deixe uma resposta