Comer Colorido: Abóbora, Carne, Couve e Farofa

Carne couve e farofa

Comer colorido!!

Eu ri muito com um destes vídeos que circulam na Internet: uma mulher estressada com a dieta porque tinha que cozinhar muitas coisas – tinha que COMER COLORIDO!! Coincidência! meu almoço estava assim, bem colorido: Músculo cozido e desfiado, purê de abóbora Cabotiã, couve e uma farofinha d´água que eu trouxe das férias em João Pessoa. Pode acreditar, um prato aprovado pela nutri!

A carne e o purê de abóbora são preparados sem gordura.  A couve preparada com apenas uma colher de azeite e a farofinha (dos deuses) é feita com farinha de mandioca e manteiga de garrafa, mas consumi apenas 1 colher de sopa.

Ô comidinha boa!

Ingredientes

Carne

1 kg de músculo bem limpo, em pedaços

2 cebolas grandes fatiadas em rodelas

1 talo de alho poró fatiado em rodelas

1 buquê garni (um amarrado de temperos: 1 ramo de alecrim, 2 ramos de tomilho, 1 folha de louro)

3 dentes de alho inteiros com casca

½ xícara de água

Sal e pimenta do reino a gosto

DICA: este músculo cozido fica muito bom para outros pratos como escondidinho, para fazer sanduíche, recheio de panquecas, etc

Purê de abóbora cabotiã (abóbora Japonesa)

500g de abóbora cabotiã cortada em pedaços

¼ de xícara de caldo de legumes 0% de gordura

Salsinha picada

Sal e pimenta do reino a gosto

Couve

1 pacote de couve (300g) cortada em tirinhas finas

1 colher de sopa de azeite

1 dente de alho picadinho

Sal a gosto

Como fazer

Carne

– Tempere a carne com sal e pimenta do reino (aproximadamente 1 colher de chá de sal)

– Em uma tigela coloque a cebola e o alho poró fatiado, tempere com um pouquinho de sal e pimenta do reino e misture

– Em uma panela de pressão coloque metade da mistura de cebola formando uma camada no fundo da panela. Coloque por cima 2 dentes de alho inteiros. Distribua por cima os pedaços de carne. Coloque o restante da mistura de cebola, fazendo uma camada por cima da carne. Coloque no centro o buquê garni e o dente de alho. Regue com a meia xícara de água. Tampe a panela e leve ao fogo. Quando começar a chiar, abaixe um pouco o fogo e deixe cozinhar por 35 a 40 minutos. Desligue o fogo, espere sair a pressão para abrir a panela. Desfie a carne grosseiramente.

Purê de Abóbora

Em uma panela coloque os pedaços de abóbora, regue com o caldo de legumes e leve ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe bem o fogo e deixe cozinhar mexendo de vez em quando, até que fique bem macio. Amasse com o garfo formando um purê, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e por último acrescente a salsinha picada e misture bem

Couve

– Em uma frigideira grande coloque 1 colher de sopa de azeite e 1 dente de alho picado. Quando o alho começar a dourar junte a couve e mexa bem refogando até começar a murchar. Apague o fogo e tempere com sal.

Em um prato ou uma pequena tigela, monte o prato colocando uma porção de carne, de purê, de couve e de farofa. Se preferir substitua a farofa por arroz integral.

A farofa pode ser preparada de forma bem simples, refogando farinha de mandioca em um pouquinho de manteiga.

Deixe uma resposta