Caldeirão

No Caldeirão tem um pouco de tudo que a gente gosta neste universo gastronômico.

  • Ervas e Especiarias

inspiração para o título do blog.

As ervas e especiarias sempre desempenharam um papel na evolução das sociedades humanas. As especiarias ganharam o mundo porque curavam doenças e preservavam os alimentos.

A primeira evidência inquestionável sobre a utilização das ervas aparece em um papiro egípcio datado cerca de 2000 anos a.C. Certas pinturas murais em templos egípcios antigos reproduzem significativamente os vários compostos aromáticos, que eram utilizados para cozinhar naquele momento: aipo, anis, endro, coentro, erva-doce, tomilho, manjericão, sálvia, hortelã, alecrim e manjerona.
As ervas e especiarias são capazes de transformar pratos simples em refeições cheias de sabor.

Experimentar, ousar e, com o tempo descobrir o que combina com o que.

Uma horta, por menor que seja, além de ser um hobby muito prazeroso, traz sabores especiais a pratos comuns.

E então vamos experimentar? Da Baunilha ao Chilli!!!!

  • Cultura e História

Eu acredito que é possível dar uma bela volta ao mundo através da gastronomia. Os hábitos alimentares trazem muito da cultura de um povo e igualmente a evolução ou alteração destes hábitos é história pura!!

E que forma gostosa de aprendizado.

É possível fazer esta viagem através dos livros, revistas especializadas e um vasto material disponível na web, nos inúmeros sites e blogs.

Mas se a viagem acontecer de fato, não deixe passar esta oportunidade. Resista à tentação de comer qualquer coisa fast food conhecida, seja para poupar tempo, seja por receio de experimentações, seja até por economia. Pesquise antes da viagem. Descubra quais os pratos típicos, emblemáticos do lugar. Restaurantes bacanas, docerias, até mesmo o mercado ou feiras locais, são ótimos lugares para um banho de cultura e história através do sabor. Arrisque-se na sua próxima viagem.

Nesta seção compartilho dicas de lugares onde já estive e o que valeu a pena conhecer, vai que seu próximo destino está por aqui…..

  • Comida Afetiva

Para mim comida afetiva é aquela que basta pensar ou lembrar dela e nos sentimos felizes com alguma boa lembrança, seja de alguém, de algum lugar.

É a lembrança através do sabor e o sabor de uma boa lembrança.

Eu tenho várias: o docinho de banana da tia Emília, sorvete de guaraná da Vó Nena, o peru de Natal do meu pai, e tantas outras.

Você também deve ter as suas lembranças e boas receitas. Manda pra cá. Vamos partilhar estas lembranças!!

  • Biblioteca Gourmet

O conhecimento refina o gosto! Não só de livros e revistas de receitas é feita a “biblioteca” da gastronomia. Histórias, personagens, costumes. Conhecer este universo é o primeiro passo para enriquecer qualquer repertório e despertar o interesse por conhecer o desconhecido, experimentar o inusitado.

Comecei minha pequena biblioteca ainda jovem colecionando revistas. Quando me casei (há mais de 30 anos) herdei alguns livros de receitas de minha mãe e comecei a adquirir outros. E minha coleção de revistas só crescia. Minha sogra me deu de presente um livro que era dela, de quando ela se casou – o mais antigo da minha biblio, uma jóia, repleto de dicas e receitas especiais.

A cada vez que eu lia uma receita nova, um prato que eu ainda não conhecia ou não tinha experimentado, ou com algum ingrediente novo para mim, eu não sossegava enquanto não fazia. Às vezes não encontrava o ingrediente, por ser importado ou de difícil acesso, mas eu acabava dando um jeito. Felizmente atualmente o acesso a produtos importados não é necessariamente uma dificuldade, a não ser é claro pela questão dos preços.

Eu adoro livros e revistas de culinária, de gastronomia e, vou abrir a minha pequena biblioteca para partilhar com vocês.

  • Acessórios e Utensílios

Cada natureza de trabalho ou hobby requer o uso de algumas ferramentas ou utensílios que tornam o trabalho mais preciso, mais fácil, mais “correto” e consequentemente com resultados no mínimo melhores.

Na cozinha não é diferente e tê-la minimamente equipada é fundamental para bons resultados e, não precisam ser utensílios caros e mirabolantes. Tem muita coisa boa e simples e facilmente disponível.

Encontre aqui dicas e sugestões de acessórios e equipamentos para facilitar a vida na cozinha.

  • Experimentei e Gostei

Lugares que visitei, comidas e produtos que experimentei e gostei. A intenção é simplesmente compartilhar.