Capim Limão (ou Cidreira)

Suco de Capim Limão.jpg

Capim Limão, também conhecido como Capim Cidreira ou Capim Santo é uma planta herbácea nativa das regiões tropicais da Ásia, especialmente da Índia. Em Portugal é conhecida como Erva Príncipe e nos USA e Europa conhecida como Lemongrass.

Planta utilizada na medicina popular por conta de suas propriedades febrífugas, analgésicas, calmantes, antidepressivas, diuréticas e expectorante, além de ser bactericida, estimulante estomacal e da lactação. É também muito utilizada na indústria cosmética.

O chá de Capim Limão acelera o metabolismo, é um ótimo diurético e auxiliar nos problemas de retenção de líquidos.

No uso medicinal as formas mais comuns são a preparação de chás (infusão) e compressas, utilizadas para alívio de dores.

No uso culinário, os chás são muito apreciados, e no Brasil, mais recentemente, é cada vez maior o uso na gastronomia: brigadeiro de Capim Santo, molhos com Capim Lmão, caipirinha, bolos etc.

Na culinária Tailandesa o Capim Santo, ou Lemongrass é um ingrediente muito popular e muito utilizado.

O suco de Capim Limão é delicioso, refrescante e Detox! Veja a receita a seguir.

Suco de Capim Limão ou Capim Cidreira

  • Folhas de Capim Cidreira

  • Água

  • Limão

Coloque em um liquidificador as folhas do Capim Cidreira e um pouquinho de água (só o suficiente para bater). Bata bastante até toda a erva ficar bem triturada. Passe por uma peneira apertando bem.

Lave o liquidificador, coloque o suco obtido, acrescente mais água, um pouco de suco de limão e bata novamente para misturar. Adoce a gosto e sirva bem gelado.

Deixe uma resposta