Cantucci (ou Biscotti)

Cantucci

Cantucci ou Biscotti – biscoitos típicos da região da Toscana na Itália, são normalmente oferecidos ao final das refeições, acompanhados de Vin Santo, ou vinho de sobremesa. Também são ótimos para acompanhar um cafezinho ou um chá quentinho. Perfeito para as tardes mais frias que estão chegando.

Os cantucci, ou biscottis tradicionais são biscoitos doces, secos, um pouco duros e enriquecidos com amêndoas. Algumas províncias “disputam” a autoria da criação, mas acredita-se que a receita original tenha sido criada na província de Prato, região da Toscana, Itália. A mais antiga receita deste biscoito, um manuscrito do século 18, está guardada no Archivio di Stato di Prato.

Os cantucci ou biscottis, pertencem a família dos biscoitos, do latim biscoctus, que significa cozido duas vezes. Este processo faz aumentar o tempo de conservação. Guardados em latas fechadas duram meses.

Por toda a Itália é possível encontrá-los em confeitarias e padarias, onde são feitos artesanalmente e com algumas variações da receita original, podendo ser enriquecidos com pistache, pinoli e ainda raspas de limão ou laranja. Aqui no Brasil em alguns supermercados é possível encontrar cantucci ou biscotti industrializado. Eu particularmente os acho muito duros e com pouco sabor e aroma das amêndoas. Prefiro fazê-los pois é muito fácil, rende bastante, ficam deliciosos, têm um aroma incrível, duram bastante e ainda têm aquele gostinho da Toscana, onde aprendi a fazê-los numa aula muito divertida.

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

7 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3 ovos

1 colher de chá de essência de baunilha

4 colheres de chá de fermento

150g de amêndoas grosseiramente trituradas

2 colheres de sopa de raspas de laranja

1 gema de ovo misturada com 1 colher de sopa de leite

Como fazer

– Pre aquecer o forno a 180ºC e preparar uma assadeira grande com papel manteiga ligeiramente pincelado com manteiga e enfarinhado;

– Em uma tigela peneire a farinha e o fermento e misture;

– Na batedeira, preferencialmente com o batedor raquete, bater o açúcar com a manteiga até ficar cremoso. Juntar os ovos, um de cada vez batendo bem até ficar um creme homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente a raspa de laranja e as amêndoas e misture. Adicione a mistura de farinha, ligue a batedeira e bata até misturar bem;

– Despeje a massa em uma superfície enfarinhada e divida em três partes moldando cada parte de forma longa e ligeiramente achatada (deixe cada parte com aproximadamente 28cm de comprimento, 8cm de largura e 1cm de espessura);

Nota: a massa fica um pouco mole mas desgrudando das mãos. Se ficar muito mole acrescente um pouco mais de farinha, mas não deve ficar dura.

– Coloque cada parte na assadeira, mantendo um afastamento pois a massa cresce. Pincele a parte superior da massa com a gema misturada com o leite e leve para assar por aproximadamente 20 minutos, até que esteja firme e dourada. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e com a massa ainda morna, com cuidado, corte a massa em fatias diagonais de mais ou menos 1 cm. Coloque as fatias na assadeira e leve novamente ao forno por mais 15 a 20 minutos, até que fiquem bem firmes e dourados. Deixe esfriar bem antes de servir ou guardar.

Deixe uma resposta