Bundt Cake de Limão e Sementes de Lavanda

A primeira vez que ouvi este termo foi assistindo ao filme Casamento Grego, numa cena em que a futura sogra de Toula (a noiva) vai conhecer sua família e leva de presente um Bundt Cake.

Eu como sempre apaixonada por bolos e muito curiosa em relação a novos pratos, ingredientes, etc, fui logo pesquisar e, resumindo o resultado da pesquisa, Bundt Cake é simplesmente um bolo feito em uma Bundt Pan, ou forma Bundt, que é uma forma de furo no centro e com alguma decoração. Atualmente existe uma infinidade de formas com desenhos muito bonitos.

O Bundt Cake é um bolo de origem norte-americana. A forma Bundt apareceu em 1950 e tradicionalmente é uma forma de metal, com furo no centro e alguma decoração. A massa do bolo pode ser qualquer massa, uma vez que o que define o Bundt Cake é o seu formato dado pela forma Bundt, mas tradicionalmente existem algumas recomendações para um autêntico Bundt Cake, entre elas de que todos os ingredientes devam estar em temperatura ambiente e que a manteiga seja adequadamente batida para que o ar seja bem incorporado à massa garantindo sua leveza.

Existem algumas marcas de Bundt Cake no mercado, mas as Bundts da Nordic Ware, que particularmente eu prefiro, são consideradas as originais e as melhores. Mas você não precisa ter uma forma Bundt para fazer este bolo, use aquela forma de furo no centro que usamos para fazer pudim ou bolos de furo no centro. É também possível usar as formas de silicone, mas para este massa o resultado fica melhor em formas de alumínio.

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo

1 e ½ xícara de açúcar

4 ovos

1 e ½ colher de chá de fermento

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

200g de manteiga sem sal

1 colher de sopa de sementes de lavanda

½ colher de chá de extrato ou essência de limão

1 xícara de iogurte natural

1 colher de sopa de zest de limão (raspas da casca de limão)

Calda

2 colheres de sopa de mel

2 colheres de sopa de suco fresco de limão

½ xícara de açúcar de confeiteiro

Como fazer

Importante que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente.

– Prepare a forma untando com manteiga e enfarinhando. Pre aqueça o forno a 170ºC;

– Num pirex peneire juntos a farinha, fermento, bicarbonato e sal e misture bem;

– Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga por 1 minuto. Acrescente o açúcar e bata até obter um creme fofo. Acrescente os ovos, um de cada vez e bata mais um pouco. Acrescente a essência de limão. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente a mistura de farinha alternando com o iogurte. Bata até que esteja bem homogêneo. Acrescente a semente de lavanda e as raspas de limão, misture rapidamente. Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por aproximadamente 1 hora. Retire do forno e deixe esfriar por uns 20 minutos. Retire da forma e com o bolo ainda morno pincele com a calda. Aguarde esfriar completamente e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Calda

– Em uma panela aqueça o mel e o suco de limão. Não deixe ferver. Retire do fogo junte a açúcar e misture bem.

Deixe uma resposta