Brioche

Não há pão? Comam brioche!!

Frase antipática atribuída à rainha Maria Antonieta, mulher de Luiz XVI, em razão do clamor do povo às vésperas da Revolução Francesa. A autoria da frase é controversa, mas a fama do brioche só fez crescer e ainda hoje na França, há quem julgue a qualidade de uma padaria pela qualidade de seus brioches.

Presença garantida no café manhã dos franceses (como também do croissant), é um pão de massa extremamente macia, para ser saboreado com geleias ou cremes, ou ainda torrando ligeiramente as fatias para um delicioso sanduiche.

Há pelo menos 50 tipos, mas os ingredientes básicos são quase sempre os mesmos, variando-se as proporções e também o formato. Os formatos mais comuns são o que parece um “bolinho”, conhecido como brioche à tête e num formato de pão de forma.

A receita que preparei, em formato de pão de forma, dá para fazer dois pães, o que vale a pena, uma vez que mesmo sendo fácil é uma receita que toma tempo.

Ingredientes

100g de açúcar

750g de farinha de trigo

300g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

160 ml de água fria

2 colheres de chá de sal

3 colheres de chá de fermento seco

5 ovos

1 ovo para pincelar a massa

Como fazer

– Na tigela da batedeira coloque a farinha, açúcar, fermento, sal, água e os 5 ovos e usando o batedor em formato de gancho, misture a massa por 10 minutos;

– Com a batedeira em velocidade baixa vá adicionando a manteiga em pequenos pedaços de cada vez. Ao terminar de adicionar a manteiga aumente a velocidade da batedeira e bata por mais 10 minutos. A massa estará pronta quando começar a grudar nas laterais da batedeira de forma elástica. Divida a massa em duas partes e embrulhe em papel filme. Leve a geladeira e deixe noite toda.

– No dia seguinte, prepare duas formas do tipo bolo inglês (com 12 cm x 22 cm aproximadamente), untando com manteiga e enfarinhando.

– Retire a massa da geladeira, coloque um pouco de farinha na superfície de trabalho, passe um pouco de farinha nas mãos e divida a massa em 20 partes iguais, mais ou menos em formato redondo (use uma balança para garantir que as partes estejam iguais). Em cada uma das formas coloque 10 pedaços da massa, deixando as partes bem juntas. Cubra as formas e deixe crescer por umas 3 horas. Pincele com o ovo batido com um pouquinho de leite e leve para assar em forno pré aquecido a 170ºC por aproximadamente 30 minutos. Deixe esfriar para desenformar.

3 comments

Deixe uma resposta