Bolo Red Velvet

Red Velvet – Veludo Vermelho – contam os livros que durante a segunda guerra, com a falta de açúcar, os confeiteiros usavam ingredientes naturais, como a beterraba, e assim foi criado um bolo que tinha uma cor vermelha suave, com massa muito macia, parecendo um veludo. Mais tarde, em 1950, no restaurante do famoso hotel de Nova York, o Waldorf Astoria, surge o Red Velvet, cuja base é a mesma massa do bolo feito com beterraba, porém com adição de corante para intensificar a cor vermelha. O bolo se popularizou e passou a fazer parte das principais comemorações dos americanos. Um bolo úmido, macio e de cor vibrante! Delicioso!!

Ingredientes

Massa

2 e ½ xícaras de farinha de trigo

1 e ½ xícara de açúcar

1 colher de chá de essência de baunilha

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de cacau em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 pote de iogurte natural

½ xícara de óleo vegetal

2 ovos

2 colheres de chá de corante vermelho

1 colher de chá de vinagre branco

Recheio

300g de cream cheese

2 colheres de chá de suco de limão

1 xícara de açúcar de confeiteiro

1/2 xícara de amarena picada

½ xícara de cereja em calda picada

Cobertura

200g de manteiga sem sal

400g de açúcar de confeiteiro

1 colher de sopa de baunilha

1 colher de sopa de leite

1 colher de café de sal

Como fazer

– Pré aquecer o forno a 180ºC. Preparar duas assadeiras de 20cm de diâmetro, untando com manteiga e enfarinhando;

– Numa tigela peneirar a farinha, açúcar, cacau, e o sal.

– Em outra tigela misturar os ovos, iogurte, óleo, baunilha e o corante. Juntar a mistura liquida e a seca e misturar com fuet até ficar homogêneo. Em uma tigelinha colocar o vinagre e o bicarbonato de sódio, misturar e juntar na massa. Misturar bem e distribuir a massa nas duas formas. Levar ao forno por aproximadamente 40 minutos. Retirar e deixar esfriar.

Recheio

– Juntar o cream cheese com suco de limão e o açúcar. Misturar bem, acrescentar as frutas picadas, misturar e levar para geladeira por 1 hora.

Cobertura

– Colocar a manteiga em temperatura ambiente na batedeira, acrescentar a baunilha, o sal e o leite e bater em velocidade media por uns dois minutos. Pare a batedeira, mexa as laterais e bata mais um pouco. Continue batendo e vá acrescentando o açúcar aos poucos. Quando estiver homogêneo aumente a velocidade da batedeira e bata por uns dois minutos.

Montagem

– Corte cada um dos bolos ao meio. Coloque uma fatia no prato que for servir, cubra com um terço do recheio. Coloque outra fatia e mais metade do recheio. Coloque a terceira fatia, cubra com o restante do recheio e cubra com a última fatia de bolo. Cubra o bolo com a cobertura.

Deixe uma resposta