Bolo de Maçã e Castanhas

Bolo de Maca e Castanhas

Sabe aquele bolo fofinho, delícia, que o aroma se espalha pela casa, e que você faz rapidinho para o lanche da tarde? Então… é este!!

Eu usei farinha de trigo integral e açúcar mascavo, mas fica ótimo também com farinha de trigo e açúcar comum.

“Castanhas” aqui é um termo genérico para qualquer tipo de noz que você tiver disponível, pois a maçã combina muito bem com todas. Eu usei umas sobrinhas que tinha de amêndoas e nozes, mas pode ser castanha do Pará, castanha de caju.

Ingredientes

2 xícaras de chá de farinha de trigo integral

2 xícaras de chá de açúcar mascavo

½ xícara de amêndoas picadas grosseiramente

½ xícara de nozes picadas grosseiramente

Dica: coloque as amêndoas e a nozes num pano de prato e bata com o rolo de massa

3 ovos

3 maçãs vermelhas

¾ de xícara óleo vegetal

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colherinha de café de canela em pó

1 colherinha de café de gengibre em pó (opcional)

Suco de meio limão

1 colher de sopa de açúcar mascavo

1 colher de sopa de farinha de trigo integral

Como fazer

– Prepare uma forma untando com manteiga e enfarinhando (pode ser uma forma para bolo Inglês, 30x12cm ou redonda de 24cm. Eu usei 3 formas para bolo Inglês pequenas de 20x10cm)

– Pre aquecer o forno a 180ºC

– Descasque 2 maçãs e corte em cubinhos. Coloque numa tigela e regue com o suco do limão. Polvilhe com 1 colher de sopa de açúcar mascavo e 1 colher de sopa de farinha e misture bem. Reserve

– Corte a outra maçã, retire as sementes e coloque, com a casca, no liquidificador. Junte a casca das outras duas maçãs. Acrescente os ovos, o açúcar e o óleo e bata bem

– Em uma tigela grande coloque a farinha, fermento, canela e gengibre e misture. Despeje a mistura do liquidificador na mistura de farinha e misture bem com uma colher de pau ou fuet. Por último acrescente as amêndoas e nozes e as maçãs picadas e misture bem. Coloque na forma e leve para assar por 35 a 40 minutos. Deixe esfriar, retire da forma e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Deixe uma resposta