Bolo de Especiarias

Da Baunilha ao Chilli – 1 ANO!! – já passamos de 10.000!!!

Com a modesta pretensão de simplesmente compartilhar minha paixão pela gastronomia, é muito mais do que eu podia esperar!

Muito obrigada a você que curte, segue, comenta, compartilha! Um beijo carinhoso e, para comemorar um bolo delicioso! Fofinho, molhadinho, com muitos sabores – da Baunilha ao Chilli!!!

Esta receita eu copiei da revista DELICIOUS #deliciousmagazine.co.uk. É uma revista inglesa que tem receitas incríveis com muitas dicas valiosas, receitas light, glúten free.

Como na receita, eu utilizei uma forma Bundt Cake, com capacidade de 1,5 litro, mas você pode utilizar uma forma de 20cm de diâmetro, com furo no centro.

Ingredientes

300g de açúcar mascavo

200g de manteiga sem sal

200g de melado de cana

200g de farinha de trigo

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de gengibre em pó

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 pote de iogurte natural (200g)

2 ovos

4 pedaços (quadradinhos de mais ou menos 1 cm)  de gengibre em calda ou glaceado, bem picadinhos

Cobertura

75g de açúcar de confeiteiro

água morna

Sementes de romã

Como fazer

– Pre aquecer o forno a 170ºC. Untar a forma generosamente com manteiga

– Em uma tigela peneirar a farinha, bicarbonato, gengibre em pó e a canela

– Em uma panela colocar a manteiga, o açúcar e o melado. Levar ao fogo para aquecer e derreter a manteiga. Não deixe ferver. Misture bem, retire do fogo e reserve

– Na batedeira, bater os ovos até começar a ficar claro e espesso. Acrescentar a baunilha e em velocidade baixa e sem parar de bater, acrescentar a mistura de manteiga. Bater até ficar homogêneo. Juntar o gengibre picado e aos poucos ir acrescentando a mistura de farinha. Por último colocar o iogurte e bater para misturar e ficar bem homogêneo.

NOTA: fica uma massa bem líquida

– Coloque na forma e leve ao forno por 45 a 50 minutos. Teste com o palito e retire do forno. Deixe esfriar na forma. Desenforme, decore com a cobertura de açúcar e as sementes de romã.

Cobertura

– Coloque o açúcar em um pirex pequeno e lentamente vá acrescentando a água bem aos poucos e mexendo até obter uma consistência cremosa, que caia da colher.

Se passar do ponto – ficar muito mole, coloque um pouco mais de açúcar

One comment

  1. Eliana says:

    Oi Adail obrigada por sua visita. Esta forma você encontra na loja Doural presentes em São Paulo. Tem uma loja na 25 de março e outra na Gabriel Monteiro da Silva, mas eles também vendem pelo site. Abraço

Deixe uma resposta