Bolo Chiffon de Morango

Para testar minha nova aquisição, uma forma Angel Cake de 17,7 cm da Wilton (Forma para Bolo Chiffon), fiz este Bolo Chiffon de Morango com Calda Cremosa de Limão. Um espetáculo de massa fofinha!!

Ingredientes

Para o bolo:

– 150g de farinha (usei farinha 00)

– 150g açúcar

– 8 g de fermento em pó

– 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

– 3 ovos (usei caipiras, orgânicos)

– 70 gramas de óleo (usei de girassol)

– 150 gr morangos frescos

– raspas de limão

– para uma cor mais intensa umas 3 gotas de corante em gel

Para a cobertura:

– 25 g de manteiga à temperatura ambiente

– 45g de açúcar de confeiteiro

– suco de meio limão

– 45 ml creme de leite fresco

Para decorar: – morangos frescos

Como fazer:

Pré-aqueça o forno (160°C ventilado, 170°C normal) Numa mesma tigela peneire a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato de sódio e mexa para misturar. Bater os morangos no liquidificador (sem água). Passar pela peneira e adicionar o suco, sem sementes, na mistura de farinha. Juntar as 3 gemas e o óleo e misturar bem com um fuet. Acrescente as raspas de limão e misture. Bata as 3 claras até o ponto de neve bem firmes. Adicione metade das claras em neve na massa e misture com uma espátula,  muito delicadamente com movimentos de baixo para cima. Adicione o restante das claras e misture com o mesmo movimento até incorporar toda a clara e obter uma massa homogênea. Despejar  a mistura dentro na forma (não untar a forma), levar ao forno por  cerca de 45 minutos. Retire do forno e deixe esfriar de cabeça para baixo por umas 4h ( a forma para Bolo Chiffon é própria para ficar de cabeça para baixo).

Calda Misture a manteiga (que deve estar bem mole) com o açúcar de confeiteiro. Acrescente o creme de leite e misture bem. Por último acrescente o suco de limão e misture bem. Desenforme o bolo e com uma faca, muito suavemente, remover a primeira camada exterior (casquinha marrom) para trazer para fora a cor vermelho viva. Cubra com a calda e decore com morangos frescos.

Deixe uma resposta