Bolinho Caipira

O Bolinho Caipira é mais do que uma tradição nas festas Juninas do Vale do Paraíba (SP), é praticamente um patrimônio da região.

Não se trata de uma iguaria requintada com ingredientes inusitados ou nobres, mas com certeza trata-se da estrela das festas juninas, mais precisamente das cidades de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e Caçapava.

Existem várias teorias sobre sua origem. Uma delas afirma que o bolinho teria surgido com os tropeiros, durante o século XVII.

Com receitas um pouco diferentes entre os municípios, o bolinho caipira tem como ingredientes principais a farinha de milho amarela, farinha de mandioca e carne moída bem temperada.

Ano a ano, o bolinho caipira é tão aguardado quanto a festa em si.

A receita a seguir é a receita típica do bolinho caipira de São José dos Campos.

Ingredientes

(rende aproximadamente 80 bolinhos)

Massa

150g de farinha de mandioca

1 kg de farinha de milho amarela

500 ml de caldo de carne

1/4 de xícara de óleo

sal a gosto

Recheio

500g de carne moída

1 cebola grande picadinha

2 dentes de alho bem picadinho

1 xícara de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)

sal e pimenta do reino a gosto

Como fazer

– Comece pelo recheio: em uma tigela coloque todos os ingredientes e misture bem com as mãos. Reserve;

– Em uma tigela grande junte as farinhas de mandioca e de milho e vá misturando com as mãos, desfazendo os flocos da farinha de milho até ficar bem fino e sem pelotes. Acrescente o óleo e o cheiro verde. Amasse bem com as mãos e vá acrescentando aos poucos o caldo de carne morno. Vá amassando com as mãos, mantendo sempre uma massa úmida. Coloque o caldo em pequenas adições. Ajuste o sal se necessário e continue amassando até obter uma massa macia, lisa e bem homogênea;

– Coloque uma pequena porção de massa na palma da mão e vá achatando, pressionando com o dedo para ter uma concavidade. Coloque no centro um pouco do recheio (cru mesmo) e feche a massa dando-lhe o formato de um bolinho oval. Prepare os bolinhos e mantenha-os cobertos com um pano úmido;

– Em uma frigideira bem grande e funda coloque bastante óleo e deixe esquentar bem. Coloque os bolinhos com cuidado (um pouco de cada vez), de forma que fiquem bem cobertos pelo óleo e frite-os até ficarem bem dourados. Escorra em papel absorvente e sirva bem quente.

One comment

Deixe uma resposta