Batata Doce Recheada

Batata Doce Recheada

Esta batata doce recheada é realmente muito saborosa e tanto pode ser o prato principal com uma saladinha de folhas como um ótimo acompanhamento para carnes ou aves. O segredo do sabor esta no alho assado misturado ao recheio. O sabor forte do alho cru ou frito é completamente modificado quando assado, ficando um sabor suave e doce, que combinado ao queijo e outros temperos fica incrível.

Esta receita eu adaptei de uma receita do programa Receitas da Carolina (GNT), substituindo a batata comum e o Sour Cream da receita original por batata doce e creme de ricota light. Só pra comer sem culpa!!!

Ingredientes

2 batatas doce grandes (usei batata doce roxa)

1 cabeça de alho inteira

1 e ½ xícara de creme de ricota light

1 colher de sopa de queijo gorgonzola (opcional)

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa de cebola picada bem miudinha

2 colheres de sopa de azeite

tomilho fresco

sal e pimenta do reino

Como fazer

– Corte o topo da cabeça do alho (como se fosse uma tampinha da laranja, de 1 cm), coloque sobre uma folha de papel alumínio e regue com azeite. Feche o papel embrulhando a cabeça de alho e reserve;

– lave as batatas com a casca, seque e embrulhe cada uma em uma folha de papel alumínio. Coloque as batatas e o alho em uma assadeira e leve ao forno a 200ºC por 45 a 50 minutos. Retire do forno e remova o papel alumínio. Corte as extremidades das batatas formando uma base bem reta. Corte cada batata ao meio e com uma colherinha ou boleador de frutas pequeno, retire o miolo das batatas fazendo um buraco, mantendo uma pequena parede nas laterais e no fundo. Coloque as metades em pé, lado a lado em uma assadeira untada e reserve;

– Amasse com um garfo a polpa retirada das batatas e reserve;

– Retire a casca dos dentes de alho e amasse para formar um purê e reserve;

– Em uma panela coloque 2 colheres de sopa de azeite espere aquecer, junte a cebola picadinha e refogue. Junte folhas de tomilho fresco e misture. Retire do fogo e acrescente a polpa amassada das batatas, o purê de alho, o creme de ricota e o queijo gorgonzola. Misture tudo e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Recheie as batatas com esta mistura, polvilhe o topo com queijo parmesão ralado e sobre cada batata coloque um raminho de tomilho. Regue com azeite e leve ao forno quente por aproximadamente 25 minutos. Sirva quente.

Deixe uma resposta