Arrumadinho de Bacalhau

Arrumadinho de Bacalhau para ceia de Réveillon. É um prato colorido, leve, refrescante para este nosso clima tropical e, para quem tem superstições, leva grãos, que segundo dizem, comer grãos na passagem do ano traz fartura (pode ser feijão verde ou lentilha).

Nesta receita estou listando os ingredientes e o como fazer, porém as quantidades ficam por conta da sua necessidade. O que vale aqui é a montagem que deixa o prato bem bonito e colorido, além de ser muito gostoso e nutritivo.

Ingredientes

Feijão verde ou lentilha

Lascas de bacalhau dessalgado e ligeiramente aferventado

Tomate sem pele e sem sementes cortados em cubinhos pequenos

Cebola roxa fatiada

Alho poro fatiado

Folhas de manjericão fresco

Azeitonas verdes sem caroço

Azeite extra virgem

Sal e pimenta do reino a gosto

Como fazer

– Cozinhar o feijão verde ou a lentilha em água temperada com ervas frescas (ramos de tomilho e louro) e sal. Após cozido (al dente) escorrer o caldo e deixar esfriar (não deixe ficar muito mole)

– Colocar o tomate picado em uma tigela, acrescentar folhas de manjericão fresco, sal, pimenta do reino e azeite extra virgem. Misturar bem e reservar

– Colocar a cebola roxa fatiada em uma tigelinha e cobrir com vinagre de vinho tinto. Reservar

– Em uma frigideira coloque um pouco de azeite e junte o alho poro fatiado. Refogue até que esteja macio. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Montagem

– No prato em que for servir coloque uma camada de feijão ou lentilha cozida e escorrida Por cima faça uma camada com o tomate temperado. Por cima do tomate faça uma camada de lascas de bacalhau. Escorra a cebola e coloque uma camada por cima do bacalhau e por último uma camada de alho poró. Distribua as azeitonas por cima, regue com azeite e tempere com pimenta do reino moída na hora.

Deixe uma resposta